Você sabe qual é a importância dos Museus de História Natural espalhados pelo mundo?
Os museus são importantes instrumentos de preservação de patrimônios materiais e imateriais da humanidade. Eles têm o papel de informar e educar através de exposições, atividades recreativas, vídeos, etc. É o espaço ideal para despertar a curiosidade e estimular a reflexão e o debate.
No que diz respeito aos Museus de História Natural especificamente, a exposição de fósseis e animais taxidermizados para os públicos mais variados representa apenas uma das duas grandes responsabilidades por trás de um Museu de História Natural. O patrimônio exposto é reflexo da pesquisa desenvolvida nos bastidores dos museus, nas chamadas Coleções. Toda a pesquisa desenvolvida ali se torna disponível ao público através de artigos publicados em revistas científicas, capítulos de livros, etc.
Grandes museus espalhados pelo mundo, como alguns em que já tive a oportunidade de trabalhar, possuem vários andares subterrâneos para abrigar essas Coleções. Pesquisadores de todo o mundo podem visitá-las e estudar nelas, desde que atribuam os devidos créditos ao Museu em seus artigos e sejam acompanhados por um curador dali - o curador é a pessoa responsável por organizar as coleções, receber novos materiais, marcar visitas de pesquisadores externos, organizar exposições, dentre várias outras funções.
Os Museus de História Natural são uma espécie de Bibilioteca da Vida, e são se extrema importância para preservar exemplares extintos e atuais da fauna e flora para as próximas gerações.
Acima, seguem algumas de museus que já tive o prazer de trabalhar lá na Europa, e nas últimas duas fotos, os bastidores em que os biólogos, paleontólogos e tantos outros trabalham, aos quais me referi aí no texto. Gostaram de saber um pouco mais sobre esse tipo de museu?
Comments