Você sabia que as mudanças climáticas drásticas e o consequente aumento do nível do mar podem acabar com uma das maiores fortalezas de tigres do mundo?
O mangue de Sundarbans, em Bangladesh, abriga centenas de espécies de animais, e entre eles está o tigre-de-bengala, ameaçado de extinção devido à devastação pela qual o seu habitat natural passa.
Cerca de 70% da terra na região está a poucos metros acima do nível do mar, e mudanças graves ainda devem acontecer na área, conforme apontou um novo estudo publicado na revista Science of The Total Environment.
As alterações provocadas por um planeta que passa por um agravamento do ciclo físico-químico natural do Efeito Estufa serão suficientes para dizimar os poucos tigres-de-bengala que permanecem no país asiático.
A pesquisa apontou que até 2070, não haverá habitats de tigre adequados remanescentes em Sundarbans de Bangladesh, pois o nível do mar provavelmente subirá e tomará 100% desse local.
O trabalho, que se baseia em cenários climáticos desenvolvidos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), complementa estudos prévios e confirma as previsões negativas para a vida selvagem em Sundarbans.
Em outubro de 2018, um relatório das Nações Unidas sobre mudanças climáticas mostrou que, se as emissões de gases do efeito estufa continuarem na taxa atual, a atmosfera aquecerá até 2,7 graus acima dos níveis pré-industriais em 2040.
Esse aumento teria consequências significativas para cadeias alimentares, recifes de corais e áreas propensas a inundações.
Adaptado de: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2019/05/tigres-de-bengala-correm-risco-de-extincao-por-mudancas-climaticas.html
Comentarios