Doutora Bio cartoon mais uma vez passando para dar dicas pessoais de como eu lido com a minha ansiedade!
Eu sou ansiosa desde que me entendo por gente. Portanto, não foi algo que desenvolvi em função da pós, mas confesso que alguns sintomas mais fortes de ansiedade - perda de sono em momentos pré defesa e coisas do tipo, bruxismo e enxaqueca - surgiram depois de ingressar no mestrado. Busquei tratamentos para tudo isso, e sigo com todos.
Mas de nada adianta usar placa de bruxismo para dormir ou tomar remédio pra enxaqueca ou para sono de vez em quando, se o motivo por trás da ansiedade não for tratado. Nunca fiz terapia, pretendo fazer. Mas de tempos pra cá, tenho feito algumas coisas diariamente - todas recomendadas por especialistas - que têm diminuído muito (exaqueca) ou até zerado (como no caso da falta de sono pré momentos importantes e bruxismo) alguns sintomas comuns da minha ansiedade. São eles:
1️⃣ Faço 10 minutos meditação guiada diariamente pelo app Lojong (já falei dele aqui na página). Ele tem funções grátis e pagas;
2️⃣ Tomo um banho de sol por 5 minutos pós meditação: Vitamina D agradece!
3️⃣ Exercito a minha criatividade diariamente. Seja seguindo páginas criativas lá no Instagram, desenhando, assistindo vídeos de reforma de casas, construindo casas no The Sims 4 (amo) ou fazendo cursos online que despertam essa criatividade durante meu tempo livre (Marketing no Instagram, Fotografia criativa, Design Thinking, dentre outros);
4️⃣ Faço faxina no quarto/ambiente de trabalho;
5️⃣ Pratico exercícios físicos diariamente (malhação e/ou caminhada de 20 minutos no quintal)
6️⃣ Falo diariamente com pessoas que amo!
7️⃣ Anoto no bloco de notas do celular coisas novas que eu fiz e que me fizeram bem de alguma forma, para voltar a fazer mais.
Kommentare