Seguindo com as dicas de como diversificar seu currículo acadêmico, falarei aqui sobre lecionar aproveitando as oportunidades que sua pós pode te oferecer.
Sei que dar aulas não é do agrado de todos os ingressantes no Mestrado/Doutorado, mas é um caminho muito natural para a maioria das pessoas que seguem essa carreira científico-acadêmica, afinal, muitas oportunidades (estágios principalmente) surgem neste caminho. Para aqueles que vêm da graduação na modalidade licenciatura, essas oportunidades começam nos estágios de regência durante a graduação. Apesar de raramente contarem pontos nos currículos, estes últimos servem de excelente base para as próximas oportunidades na pós-graduação.
Durante o Mestrado, é raro existirem disciplinas de estágio docência, mas pode acontecer. No Doutorado elas são mais comuns, e voltadas normalmente para se dar aulas para o ensino superior na sua área de especialização. Nesse período e no pós-doc, se você se destacar na sua pós, poderá ser convidado a dar aulas isoladas ou mesmo a assumir uma disciplina inteira como professor voluntário, para além das suas obrigações com créditos de estágio obrigatório. Esse tipo de experiência extra costuma prover um certificado sólido que conta pontos valiosos no currículo, te dando a vantagem em concursos para vagas de professores universitários!
Algumas das aulas que já tive a oportunidade de dar: Estágio docência do Doutorado, dando algumas aulas de Anatomia Comparada e assumindo toda a disciplina de Laboratório de Ensino em Zoologia como professora voluntária, ambas as experiências voltadas para alunos da graduação em Ciências Biológicas. Também fui convidada para dar duas aulas para a pós-graduação em Zoologia, na disciplina Métodos Numéricos. Por fim, uma das minhas primeiras experiências dando aula foi lecionando Ciências da Natureza durante o estágio da licenciatura, voltada para alunos do 6º e 8º anos do Ensino Fundamental.
Comments