Você sabe o que é Paleobotânica? Quero começar a série "Curiosidade fóssil" com um pedido que vocês fizeram em uma das minhas enquetes lá no instagram: falar mais sobre plantas fósseis.
Esse é o ramo da Paleontologia que visa recuperar e identificar restos de plantas de substratos geológicos, e utilizá-los para auxiliar na reconstrução do passado da vida na Terra. Mais especificamente, a Paleobotânica estuda a história evolutiva de plantas terrestres e aquáticas, assim como organismos marinhos autótofros (fotossintetizantes), como as algas. Um ramo associado a este é o da Palinologia, que estuda esporos e o pólen de plantas viventes e fósseis. Estes artefatos reprodutores se preservam facilmente na forma de fósseis, por terem estruturas rígidas e difíceis de se decompor.
Juntas, essas áreas da Paleontologia são essenciais para a reconstrução de sistemas ecológicos e climas antigos (Paleoecologia e Paleoclimatologia, respectivamente), pois sabe-se através de vastos trabalhos que a presença de certas plantas indica a existência de certos tipos de clima/solo, o que também pode dar indícios da provável presença ou ausência de certos animais. A imagem de fundo exemplifica algumas plantas comuns do período Carbonífero (358-298 milhões de anos atrás), pertencente à Era Paleozóica.
Referências:
▫️Stewart, W. N., and G. W. Rothwell. 1993. Paleobotany and the evolution
of plants, 2nd ed. Cambridge, UK: Cambridge University Press. ISBN 0-
521-38294-7
▫️Taylor, T. N., and E. L. Taylor. 1993. The biology and evolution of fossil
plants. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice-Hall. ISBN 0-13-651589-
4
▫️https://www.newworldencyclopedia.org/entry/Paleobotany
▫️Imagem de fundo (retirada de:
https://conhecimentocientifico.r7.com/periodo-carbonifero/
Comments