LEIA ATÉ O FINAL! Vamos falar de um assunto um pouco mais sério hoje. Mas juro que será por um bom propósito.
Eu sempre tento trazer mensagens de otimismo, inspiração, motivação e de garra para vocês. Até porque isso reflete quem eu sou!
Mas sabemos que nem sempre é possível sermos tão positivos e não deixar a tristeza vir à tona em função de algum problema ou adversidade, né? Somos humanos.
E na carreira acadêmica, isso pode levar a uma interrupção de percurso. Uma pausa no Mestrado, Doutorado, ou pós-doc.
No meu caso, como muitos de vocês que me seguem há mais tempo sabem, minha pausa se deu no começo desse ano, durante o meu Doutorado, em função da morte da minha mãe.
Eu sabia que precisava dessa pausa, e que não tinha condições psicológicas de voltar ao meu trabalho naquele momento. Precisei interromper o meu Doutorado Sanduíche, o meu Doutorado como um todo, e isso gerou uma série de problemas burocráticos, profissionais e pessoais pra mim.
Mas não vou focar nesses problemas aqui - amanhã vou postar um vídeo contando tudo sobre a minha interrupção precoce do Doutorado Sanduíche e sobre como contornei esses problemas - eu não disse que essa história tem um "final feliz"?
O Doutorado Sanduíche era uma oportunidade com a qual eu sonhei desde o começo da graduação. Eu voltei ao Brasil, desistindo da bolsa, para passar os últimos dias da minha mãe com ela - e não me arrependo um dia sequer.
Tive muito apoio do meu orientador, coordenador e de todas as pessoas que eu amo.
Mas se eu não vou falar de tudo que se sucedeu dessa interrupção e de como superei ela, qual é o objetivo desse post?
Bom, quero mostrar através do meu exemplo, onde precisei desistir do sonho de trabalhar no exterior, que se você está passando por algo do tipo, você não está sozinho.
Está tudo bem parar se precisar. Pelo motivo que for!
Precisamos reduzir essa auto cobrança exagerada, que gera uma culpa absurda sobre nossos ombros caso tenhamos a sensação de que não estamos fazendo o suficiente - quando na verdade precisamos parar.
Busque ajuda se precisar (conte comigo). Eu repito: você não está sozinho 💜
Comentários